15 dezembro, 2016

DIY: Caneca de Rena do Papai Noel! Por Isabelle Verona




Hoje eu venho com um tutorial super especial de Natal! Caneca inspirada no Rudolph (Rodolfo), a rena de nariz vermelho do Papai Noel! Essa é uma ótima idéia para se presentear nesse Natal! Você pode rechear a caneca com docinhos e entregar para alguém especial. Tenho certeza que qualquer um vai amar essa caneca feita a mão. Você pode verificar aqui abaixo, a lista completa de materiais, o molde para imprimir e as precauções de uso. Assista o video tutorial e o video onde tiro as dúvidas mais comuns relacionadas às canecas que fiz.

Video tutorial da caneca:



Video tirando dúvidas sobre canecas e massinhas:


Materiais e Molde:


- Caneca (qualquer cor, mas prefiro branca, verde ou vermelha para combinar com o tema)

- Massa Polymer Clay. Fimo, oven bake clay e cerâmica plástica são outros nomes. Essa massa precisa ir ao forno para endurecer e após o cozimento fica super rīgida e impermeável.
OU Massa de Biscuit. A massa de biscuit precisa de pelo menos 3 camadas de verniz à prova d'água não tóxico, para poder ser usada como caneca e não apenas como decoração.

- Molde (imprima AQUI):

Fiz o molde apenas para me ajudar na hora de modelar.  Gosto de colocá-lo na frente da caneca para ver se as proporções estão corretas. E ele me ajuda a visualizar o resultado final. Ao invés de imprimir o molde, você pode olhar a foto da minha caneca como referência, se preferir.

- Espátula ou palito de dente.

- Estilete ou Exacto Knife (mini estilete que uso no video).

- Rolinho de abrir massa ou qualquer cilindro que você possa separar apenas para essa função (vidro de geleia, garrafa de vinho, rolo de macarrão, etc).
IMPORTANTE: A massa Fimo é tóxica antes de ser cozida, então nem pense em usar o rolo de macarrão da sua mãe para abrir a massa, ok?

- Verniz. Uso o verniz da marca Mod Podge na versão à prova d'água (Mod Podge Dishwasher-Safe Gloss). Gosto mais de usar o glaze da Sculpey ao invés do Mod Podge, porque o glaze brilha mais e o Mod Podge fica um pouco grudento depois que seca. Pra quem estiver no Brasil, recomendo o verniz vitral ou geral da Acrilex. Muitas pessoas usaram estes para fazer seus trabalhos de biscuit se tornarem impermeáveis, incluindo suas canecas!

- Tinta acrílica para pintar os olhinhos e tingir a massa de biscuit.
OU caneta definitiva preta para desenhar os olhos.

- Pincéis. Para passar o verniz e pintar os olhos.

- Papel-manteiga para não sujar a assadeira e nem a superfície que está trabalhando. Você pode usar papel-alumínio.


Precauções e Curiosidades:


- NUNCA COLOQUE ESSA CANECA NO MICRO-ONDAS.
- Siga as instruções da embalagem do FIMO para saber temperatura e tempo de cozimento.
- Se tiver usando massa de biscuit, deixe secar ao ar livre e NÃO coloque no forno. Deixe secando por uns 2 dias.
- Passe no mínimo 3 camadas de verniz na caneca de biscuit para que ela fique resistente à água. O biscuit derrete com a água.
- Não coloque no forno a caneca depois de pronta.
- Use um verniz não tóxico se for usar a caneca para tomar líquidos.
- Você pode misturar tinta acrílica à massa de biscuit para conseguir os tons desejados. Já com a massa fimo, você precisa comprar a massa já colorida. Você não precisa comprar todos os tons, gosto de misturar entre eles para conseguir o tom desejado. Marrom com branco pra conseguir o tom mais claro de marrom, por exemplo.

Muito obrigada!! Me siga nas redes sociais!!

Instagram   |   Facebook   |   Youtube   |   Twitter   |  Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário