01 julho, 2015

Dica da Bell: Como ser mais criativo



Oiii! Hoje vou falar sobre criatividade! Antes de tudo, quero deixar claro que não existe formula secreta de como ser criativo. E nem tudo que eu falar aqui vai se aplicar a você.
Eu fiz um video bem básico mesmo, com informações que tirei da minha experiência e de videos que assiti sobre o assunto. Aqui vou falar um pouco do que eu li sobre o assunto na revista Superinteressante e a Exame. Vou deixar os links pra quem quiser ler com mais detalhes.

Assista o video que fiz sobre o assunto:


O que é criar:


- Criar é fazer conexões incomuns (de acordo com o publicitário Tadeu Brettas, da Ynner Treinamentos).
- Ligando pontos não relacionados entre si geram novas conexões, ou seja, inovações.

Quando precisa criar, o que fazer:


- Defina o problema


De acordo com os criadores do youtube, se você descobre o que tem que fazer, fica mais fácil se concentrar.

- Faça brainstorm.


Brainstorming em grupo é colocar idéias na mesa de forma espontânea, com liberdade e sem muita critica. Pra mim, o brainstorming solitário funciona super bem. Gosto de ter um tempo a sós com meu projeto pra não criar nenhuma barreira de preconceito nas idéias aleatórias que vem na minha cabeça. Em grupo, fico com vergonha de falar, acho que minha idéia é idiota comparada com as do grupo e nem a compartilho e muito menos as desenvolvo. Então evite criar essas barreiras na hora do brainstorming.

- Recorra a suas anotações e quadros de imagens.


Como falei no video, gosto de ter o Pinterest pra colocar imagens de tudo que eu acho legal. Quando você tiver se sentindo sem inspiração, sem a capacidade de começar a fazer essas conexões inusitadas, procure esse conteúdo acumulado de achados. Logo você encontrará o ponto que se liga perfeitamente com o seu problema. Logicamente não estou falando pra você copiar algo que viu por aí, NÃO, por favor, estou falando que você pode usar essas imagens para questionar o que poderia ser diferente. As vezes questionando um produto análogo ao seu projeto, você se perguntará: e se... eu fizer assim? Ou usar esse outro material? Ou misturar essas duas imagens nunca colocadas no mesmo contexto? E isso me leva a falar do proximo ponto:

- Questione tudo.


Como eu disse, questionando suas anotações e imagens achadas por aí, você abre a porta para uma nova conexão. Isso me faz pensar nas crianças. Porque as crianças perguntam tanto, mas por que? mas por que? Mas por que? Justamente porque estão criando conexões novas entre objeto e significado. As crianças estão criando associações para compreender melhor o mundo que as cerca. 
Agora pense comigo, questionando o mundo e procurando essas conexões, o cérebro pode usar o que já foi associado um dia ou até mesmo criar novas associações e é isso que a gente quer neh? Então pense mais como criança, porque a criatividade nasce das perguntas e não das respostas, de acordo com Tadeu Brettas.

- Seja espontâneo.


Espero não estar sendo repetitiva, mas isso é muito importante. Seja espontâneo, dê liberdade ao seu cérebro e considere tudo que aparecer na sua mente. ANOTE o que vier, adicione o que for no brainstorm. Tadeu Brettas disse que a criatividade nasce do pensamento divergente e não convergente.

- Fique sozinho.


Ficar no silêncio, para muitos, pode ajudar. No meu caso, preciso de silêncio para pensar em qualquer coisa, porque tenho muita dificuldade em me concentrar. 

- Um passo de cada vez.


Como eu disse no video, seja paciente e tente realizar um passo de cada vez. Use materiais baratinhos, processos de produção ao seu alcance e não procure ser o melhor no começo. Com a experiência, o conhecimento será construído. Não espere o momento perfeito pra começar a produzir, use os recursos que tem, que no futuro você vai chegar no nível que queria sem ter sofrido toda a ansiedade e insegurança que o novo proporciona. 

- Aprenda com os erros.


Se o que você tentou não funcionou, analise e veja o que você pode fazer de diferente. Sei que todo mundo fala isso, mas vou ser sincera, isso é o que mais tenho dificuldade. Sempre choro o leite derramado, mas estou aprendendo, juro. Tente anotar o que errou e pregar no seu quadro, que assim você não cometerá o mesmo erro. Cuidado pra não se martirizar por isso. Se descobrir um bom método para aprender com os erros sem se culpar infinitamente, me fala ta? 

- Vença o medo


Aprenda a superar os seus medos de ser ridicularizado pelos outros quando você mostrar suas ideias. Muitos artista e famosos receberam palavras de negação sobre seus projetos logo antes desses alcançarem o sucesso. Acredite na sua idéia, mesmo que pareça ridícula. 

Sobre uma rotina ideal:


Como eu disse, nem tudo se aplica a todo mundo. Mas vale a pena tentar. 


- Tenha um tempo pra relaxar
- Tenha hobbies
- Viaje para lugares diferentes
- Experimente novas comidas, esportes, estilos de roupa...
- Tente se aventurar pelas artes, desenhe, cante, toque um instrumento, faça teatro, escreva, etc. Assim as partes do cérebro relacionas ao processo criativo são estimuladas e isso te ajudará a desenvolver sua sensibilidade criativa.
- Goste do que faz
- Absorva cultura útil e inútil.

Quer ler mais sobre isso? Tirei muita informação legal desses dois sites:

http://super.abril.com.br/comportamento/guia-pratico-da-criatividade

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/7-atividades-para-quem-quer-ou-precisa-ser-mais-criativo

Se eu achar mais alguma coisa legal eu compartilho com vocês.
Muito obrigada e até o próximo!


PINTEREST:
https://www.pinterest.com/isabelleverona/

YOUTUBE:
youtube.com/isabelleverona

FACEBOOK
facebook/diyisabelleverona

INSTAGRAM
@isabelleverona

TWITTER
@BelleVerona

Nenhum comentário:

Postar um comentário