03 agosto, 2014

DIY - Luminária Geométrica - Geometric Lamp ( PORTUGUÊS / ENGLISH )






Oi gente!! Voltei hoje, depois de mil anos, pra mostrar pra vcs uma idéia bem legal para decorar sua casa. Fiz uma luminária de pendurar no teto com uma cúpula geométrica. O melhor é que não gastei nem $15.
Existem certas regras de segurança que você deverá seguir, e infelizmente não sou profissional pra poder te passar todas elas. Siga as regras de segurança que vier com os materiais que comprar. Existe também a chance de comprar a parte elétrica pronta, mas não sei o quão fácil é achar em sua cidade. Uma outra dica é você comprar uma luminária de teto (usada ou não) e somente trocar a cúpula. Mas vou deixar mais instruções aqui embaixo pra quem quiser fazer tudo em casa.

Hi people! Today, after a long time, I'm here to show you an idea to decorate your home. I made a ceiling lamp with a geometric shade that is going to cost less than $15. 
There are some safety rules that you have to follow, but I'm not a professional, so I can't tell you all of them. Make sure to follow the instructions that come with the electrical materials. Buying bottle lamp kit like the one I show in the video can make things a little easier. I also added a tutorial bellow about how to make the lamp without any kit, in that case you would just have to buy a plug, a cord and a socket, separately.  

OBS.: Por favor, se vc vir um erro de operação da parte elétrica, me informe que corrigirei prontamente.

PS.: If you see any mistake in how to make the electrical part, please let me know and I will correct it.

Assista o video para ver como se faz e depois verifique aqui algumas informações importantes:

Watch the video and then check some additional details below on how to make the lamp:


MATERIAIS: 


Cúpula Geométrica:

- Canudos sem a dobra.
- Arame para flores.
- Argola de chaveiro (opcional). Você pode fazer uma de arame do tamanho que for necessário e prende-la no fio da luminária.
- Tinta em spray para plástico.

Parte Elétrica: 

- Kit GE bottle lamp: http://www.walmart.com/ip/GE-Bottle-Lamp-Kit/16561522
- Extensão.
- Lâmpada incandescente de no máximo 40W. Ou uma fluorescente (porque esquenta menos).
- Canudo mais grosso.
Pra quem não achar um kit tipo o meu:
- Fio paralelo.
- Tomada (a minha já veio encaixada no fio, mas se não achar já pronta, ache uma no modelo representado nos desenhos abaixo). Você também pode comprar 2 extensões e em uma delas você corta a parte "fêmea" e encaixa o bocal no lugar.
- Bocal (Modelo representado no desenho abaixo "Soquete roscado para lampada incandescente": http://www.artluzonline.com.br/acessorios/bocal-roscado-para-lampada-incandescente-lucchi.html.
Compre o que achar, mas esse representado na imagem é um que encontrei que parece dar uma maior segurança para o fio, principalmente porque ficará pendurado).
- Interruptor para luminárias (opcional). Esse por exemplo: http://www.artluzonline.com.br/acessorios/interruptor-centro-de-cord-o-branco-lucchi.html
Não usei um interruptor desses no video porque meu bocal já veio com um acoplado e também porque tenho a opção de ligar em uma tomada que é ligada ao interruptor do quarto.

MATERIALS:


Geometric shade:

- Straws (not a flexible one).
- Floral wire.
- Key chain (optional - you can make one using wire).
- Spray paint for plastic.

Electrical part:

- GE bottle lamp kit: http://www.walmart.com/ip/GE-Bottle-Lamp-Kit/16561522
- Extension cord.
- Incandescent light bulb. Maximal energy used 40W. You can use a fluorescent light bulb, which doesn't get too hot.
- A ticker straw (optional).
For whom didn't find the kit: 
- Insulated copper wire.
- Plug.
- Socket.
- On-off push button for lamps (optional).

ATENÇÃO (normas de segurança):



- Não use lâmpadas acima de 40W, porque a distância entre uma lâmpada de 40W e sua cúpula deverá ser de mais ou menos 5cm e se você usar uma de 100W, por exemplo, será arriscado derreter os canudos que dificilmente ficarão a uma distancia de 10cm da lâmpada. Perigo de pegar fogo.
- Não use canudos muito pequenos, porque assim a cúpula ficará muito pequena e a distância entre os canudos e a lâmpada será menor do que a recomendada (5cm para lâmpada incandescente de 40W).
- Verifique tamanho da lâmpada e tamanho do bocal, para que eles estejam no mesmo padrão de tamanho. Para a maioria das lâmpadas, o bocal indicado será de referencia E-27, mas pergunte ao vendedor se o bocal é o ideal para a lâmpada desejada.
- Não sobrecarregue tomadas e extensões (não ligue mil coisas na mesma extensão ou tomada). Evite o uso de "Ts" e "benjamins".
- Sempre verifique as normas de instalação e segurança se comprar um kit para luminária.
- Se usar um bocal diferente dos mostrados nesse tutorial, procure normas e dicas de segurança para o seu uso.
- Se seu bocal não tiver uma capa isolante que proteja a ligação elétrica entre o fio e este (tipo esse: http://www.growplant.com.br/soquete-lampada-e27.html), provavelmente você deverá isolar a área com fita isolante, mas novamente, pesquise normas, ideias e dicas de segurança.

Safety Instructions:


- Do not use a light bulb more than 40W. Overheating needs to be prevented. 
- If you use a 40W light bulb leave a space of 2in between it and the geometric shade. Follow the lamp to shade spacing rules for each wattage (WATT). 
- Do not use short straws because the shade will be too small and its distance from the lamp will be smaller than recommended. 
- Check the size of the light bulb base and the size of the socket, they have to be compatible. 
- Follow the instructions that come with every electrical part you buy. 

INSTRUÇÕES PARTE ELÉTRICA (usando materiais diferentes dos do vídeo):


Se você só encontrar e preferir comprar as partes separadas, siga essas instruções prestando atenção na ordem representada por letras, números e cores.

INSTRUCTIONS FOR THE ELECTRICAL PART (using different materials from the video):


The instructions bellow are for people living in Brazil because those are the materials that are typically found there, but if you want, let me know and I will translate for you. 

A:
Tomada, fio, botão liga-desliga (opcional) e bocal (soquete).











Essa imagem representa as 4 partes principais de uma luminária. Se você for usar todas essas partes, você deverá encaixa-las como representado na imagem, nesta ordem.
Perceba que o fio é dividido em 3 partes diferentes. Nas duas pontas e no meio caso você queira um botão de liga e desliga. Separe as pontas dos dois lados do fio e descasque usando um alicate ou estilete. Na parte do botão, não danifique um dos lados do fio, apenas corte e descasque um lado, como mostrado na imagem.

B:

Vista da tomada aberta com fio encaixado.

1. Desparafuse parafuso 1.
2. Depois de abrir a tomada, abra os parafusos de numero 2.
3. Encaixe o fio da forma representada em amarelo. Perceba que a parte descascada do fio entra nos buracos que foram abertos ao desparafusar o numero 2, como representado no numero 3.
4. Aperte os parafusos de numero 2.
5. Aperte o parafuso de numero 1 fechando a tomada.

C:

Interruptor aberto e fechado e fio encaixado dentro dele. 

1. Após abrir a caixa do interruptor, desparafuse os parafusos representados pelo numero 1. 
2. Encaixe a parte descascada do fio, numero 2, embaixo (ou em volta) dos parafusos que foram abertos, numero 1, e coloque o fio como está representado em amarelo. 
3. Aperte os parafusos de numero 1. 
3. Por ultimo, feche a caixa do botão. 


D:

Ordem pela qual o fio passará pelas partes da luminária. 

Depois de encaixar a tomada e o interruptor, passe o fio por todas as partes que vem antes do bocal (até parte representada com um X azul) este será o local em que a ligação do fio com o bocal será feita, representada na próxima imagem. 

E:

Bocal: vistas lateral e frontal (parte de dentro). Bocal é composto por 2 ou 3 partes; separa-las antes de começar. 

1. Desparafuse o numero 1, para separar as partes do bocal. IMPORTANTE: Antes de fazer essa ligação siga a orientação dada na imagem D.
2. Faça um nó de eletricista (esse que é o nome??).
3. Desparafuse os parafusos de numero 3.
4. Encaixe o fio como representado no numero 4.
5. Aperte os parafusos de numero 3, como representado no numero 5.
6. Encaixe novamente todas as partes do bocal e aperte o parafuso 1.
OBS. Esqueci de desenhar no numero 6 o fio com o nó, numero 2, mas façam porque permite que o fio não se solte do bocal.

PRONTO!!!

Sei que foi um post mais longo e chatinho de ler, mas preciso passar o máximo de informações pra você, porque não quero que sua luminária provoque um incêndio!!! 
Siga tudo direitinho, leia com atenção, pergunte qualquer dúvida, e dará tudo certo. Pergunte a profissionais se puder. 

DONE!

Sorry if this post was boring and complex, but I had to pass all important informations and different options for you make your own lamp. Be careful while making this, I don't want you to set your home on fire. 

Lista de sites que usei como referencia, dê uma olhadinha para se inspirar e aprender com eles também:


http://casoriodicas.blogspot.com/2011/09/como-montar-um-abajur.html
http://www.casadecolorir.com.br/2012/10/como-fazer-uma-luminaria-com-menos-de.html
http://www.vintagerevivals.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário